Sobre a Revista
Desde a sua criação em 1992, o curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região de Joinville tem se destacado na universidade por sua crescente qualificação docente e elevada produção acadêmica, seja na pesquisa ou na extensão universitária.
De forma direta, os estudantes do curso caracterizam-se por serem os primeiros receptores dos resultados alcançados por esta produção, qualificando assim o ensino da graduação e os processos de ensino-aprendizagem.
O contínuo movimento encabeçado por seus professores na busca de respostas aos problemas científicos, abarcados pela realidade ambiental da região de inserção da universidade, tem-nos levado a estabelecer importantes parcerias com pesquisadores e instituições de pesquisa, desenvolvimento em âmbito nacional e internacional, culminando em trabalhos de qualidade e competitivos em revistas de alta classificação e/ou impacto.
Outro aspecto relacionado à criação da revista refere-se às estratégias do Departamento de Ciências Biológicas em se projetar no cenário da pós-graduação stricto sensu, oferecendo à comunidade curso de mestrado acadêmico em área biológica, potencializando sua produção científica.
Como reflexo da interação entre o corpo docente producente, as instituições parceiras e a prática da iniciação científica dos estudantes, eleva-se a universidade como um todo, contribuindo com a sustentabilidade de seus princípios, valores e objetivos.
Foco e escopo da revista
A política editorial da Revista Acta Biológica Catarinense, em formato eletrônico, compreende os eixos temáticos Biodiversidade, Conservação e Manejo da vida silvestre e está vinculada ao departamento de Ciências Biológicas da Univille. Os artigos a serem publicados deverão tratar de gestão e preservação do patrimônio biológico, práticas educativas em Biologia, estudos ontogenéticos e filogenéticos dos mais diversos grupos biológicos, processos e dinâmicas ecossistêmicas e sua influência sobre o desenvolvimento de populações e comunidades bióticas, envolvendo temas de Aquacultura, Bioarqueologia, Biogeografia, Biologia da Conservação, Biologia Molecular, Botânica, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação Ambiental, Etologia, Evolução, Ficologia, Genética de Conservação, Liquenologia, Micologia, Microbiologia Ambiental, Paleontologia e Zoologia. A revista é dirigida a autores brasileiros e estrangeiros.