Percepções comportamentais e ambientais sobre o processo de provisão e oviposição de Melipona mondury (Hymenoptera, Apidae)

Autores

  • Lucas H. Ineichen Damiani Universidade da Região de Joinville
  • Priscila F. Franczak Universidade da Região de Joinville
  • Denise Monique Dubet da Silva Mouga Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.21726/abc.v12i3.2847

Resumo

Abelhas sem ferrão realizam o processo de oviposição e postura (ou POP), rito social de reprodução, de período contínuo, envolvendo operárias e rainhas no interior da colônia. Visando contribuir com o conhecimento sobre Melipona mondury, estudou-se o POP de uma colônia instalada em caixa comunicando com o exterior, na Casa de Abelhas do Jardim Botânico da Univille. O estudo incorporou as quatro estações (2022/2023). As atividades de POP da colônia foram registradas em vídeos por câmera ligada continuamente, durante cinco dias seguidos, duas vezes por mês. Registraram-se a umidade relativa (%), a temperatura exterior (TE) e interior (TI) da colônia (ºC) por uma placa de prototipagem eletrônica (Arduino) conectada a um sensor e uma radiofrequência sem fio de longo alcance e baixa potência, que enviava as informações a uma planilha Excel. Os vídeos captaram cinco diferentes ritos sociais no POP. O desenvolvimento do disco de cria foi registrado em esquemas. Os ritos apresentaram mudança significativa de duração de tempo em termos de sazonalidade, a qual também mostrou relação com o desenvolvimento dos discos de cria, assim como com a temperatura e a umidade relativa entre os meios internos e externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Lucas H. Ineichen Damiani, Priscila F. Franczak, & Denise Monique Dubet da Silva Mouga. (2025). Percepções comportamentais e ambientais sobre o processo de provisão e oviposição de Melipona mondury (Hymenoptera, Apidae). Acta Biológica Catarinense, 12(3), 60–78. https://doi.org/10.21726/abc.v12i3.2847