Desempenho de agricultores familiares na comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.21726/abc.v4i2.412Palavras-chave:
agroecologia; cadeias curtas; inovação e mercado.Resumo
Objetivou-se analisar o desempenho e as estratégias de comercialização de agricultores orgânicos e/ou agroecológicos do estado do Pará. Foram feitas visitas às feiras de produtos orgânicos e/ou agroecológicos da região metropolitana de Belém, com aplicação de questionário a 28 agricultores familiares. Utilizaram-se estatística descritiva, testes t de Student e não paramétrico de Friedman, por meio do software Public Social Private Partnership (PSPP). Constatou-se que 68% dos agricultores se sentem satisfeitos e 32% muito satisfeitos com a atividade e comercialização; a logística do campo até as feiras é a principal dificuldade encontrada. Para a expansão de cadeias curtas de agricultura de base ecológica são necessários mais apoios institucionais e intervenções governamentais, a fim de estimular essas diversas tendências.