A atuação de educadores ambientais na formação de professores de escolas municipais de Belo Horizonte (MG), no Programa Escola Integrada Inhotim
DOI:
https://doi.org/10.21726/abc.v1i2.592Palavras-chave:
Educação ambiental; formação de educadores; educação integral.Resumo
A educação ambiental (EA) vem se ampliando, devendo ser a formação de professores acolhedora e ter poder de sensibilização e de interferência positiva na vida de cada um, o que se reveste de desafio para a educação. A EA é trabalhada em espaços formais e não formais de ensino. Como exemplo de um espaço não formal de educação se pode citar o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG). O objetivo do presente trabalho foi analisar, por meio de um estudo de caso, de que maneira a formação de professores do Programa Escola Integrada Inhotim contribui para mudanças satisfatórias na EA no ensino fundamental do ensino regular e influencia os comportamentos advindos dessa formação na sociedade. Em relação à escola e ao público analisado nesta pesquisa, verificou-se que a formação promovida no programa em questão funciona como base propulsora para desenvolvimento de projetos que incentivam a EA nos espaços formais e não formais de ensino.