A atuação de educadores ambientais na formação de professores de escolas municipais de Belo Horizonte (MG), no Programa Escola Integrada Inhotim

Autores

  • Lidiane Maria Arantes
  • Eliane Maria Freitas Monken

DOI:

https://doi.org/10.21726/abc.v1i2.592

Palavras-chave:

Educação ambiental; formação de educadores; educação integral.

Resumo

A educação ambiental (EA) vem se ampliando, devendo ser a formação de professores acolhedora e ter poder de sensibilização e de interferência positiva na vida de cada um, o que se reveste de desafio para a educação. A EA é trabalhada em espaços formais e não formais de ensino. Como exemplo de um espaço não formal de educação se pode citar o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG). O objetivo do presente trabalho foi analisar, por meio de um estudo de caso, de que maneira a formação de professores do Programa Escola Integrada Inhotim contribui para mudanças satisfatórias na EA no ensino fundamental do ensino regular e influencia os comportamentos advindos dessa formação na sociedade. Em relação à escola e ao público analisado nesta pesquisa, verificou-se que a formação promovida no programa em questão funciona como base propulsora para desenvolvimento de projetos que incentivam a EA nos espaços formais e não formais de ensino.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Lidiane Maria Arantes, & Eliane Maria Freitas Monken. (2014). A atuação de educadores ambientais na formação de professores de escolas municipais de Belo Horizonte (MG), no Programa Escola Integrada Inhotim. Acta Biológica Catarinense, 1(2), 36–45. https://doi.org/10.21726/abc.v1i2.592